quarta-feira, 10 de março de 2010

Sociedade Brasileira...

Queridos alunos,
o texto abaixo é do Aluno Davi, 3º ano E M da EAPAM, fruto de uma reflexão sobre a sociedade  brasileira. aproveitem:

É comum ouvir a seguinte frase: " O Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500." Tal comentário é errôneo e limita os nossos conhecimentos histórico-culturais. Ora, porventura não houve história antes dos portugueses chegarem a essa terra? nao haviam inúmeros povos indígenas que formavam uma sociedade com seus costumes e hábitos? Sim, havia. Mas a tecnologia e a suposta superioridade europeia, resultou em um verdadeiro massacre cultural.
Tudo foi sendo rapidamente substituído pelo que se via na Europa. A ilha de Vera Cruz, virou uma terra de índios mortos, ladrões e prostitutas vindos de Portugal. Os jesuítas catequisaram os índios que restaram e a língua imperou por toda a "ilha", que logo virou um país, monstrando-se muito maior do q ue pensavam.
Como os destroços de uma sociedade extremamente rica em cultura, e mais grande parte da escória portuguesa, formou-se o Brasil, um país "tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza." Term um início portanto, não muito favorável, e essas raízes foram passando de geração`a geração, penetrando em milhares de pessoas e formando um verdadeiro câncer.
O que somos hoje, muito se deve ao que nossos antepassados foram. temos uma herança. Toda sociedade tem uma herança que tende a passar de geração em geração. a pergunta´que fica é: "Então, nunca mudaremos?" Talvez Seja difícil mudar uma herança, mas com certeza, se tentarmos mudar, a nossa herança para a sociedade futura será melhor do que essa que hoje recebemos...

4 comentários:

  1. O texto é simplesmente extraordinário! Muito bem redigido, sóbrio e nos faz pensar, refletir (coisa difícil nos dias de hoje) sobre coisas valiosas como, por exemplo, na possibilidade real de mudança. Mudança para melhor, claro. A satisfação que tenho por ter estudado com o Davi durante dois anos (2008/2009) é imensa. Meu jovem, parabéns pelo texto e pela sua determinação.

    Parabéns aos seus pais por terem um filho tão dedicado, comprometido e consciente dos seus direitos e deveres como filho, cidadão e estudante. Parabéns também para a Prof.ª Carla Regina, que ao se deparar com o texto, não hesitou em publicá-lo em seu blog.

    Tenho, ou melhor, temos (professores) a certeza de que você será muito bem sucedido em tudo o que realizar. Que Deus te abençoe hoje e sempre, Davi!

    Prof. Moises Henrique

    ResponderExcluir
  2. Amei!!!

    eu sou fã desse garoto e tenho absoluta certeza que ele vai longe. Que Deus o abençoe muito!!

    profª Adriana.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fico imensamente agradecido tanto pelo texto, que a professora Carla Regina fez questão de divulgar, quanto pelos comentários feitos por todos.
    Devo ressaltar que isso é muito importante para mim, visto que pretendo seguir uma carreira de escritor, paralelamente à profissão em que eu me formar.
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir